A Finep – Financiadora de Estudos e Projetos publicou no último dia 27 de junho um edital para selecionar startups que receberão investimentos que podem atingir até 1 milhão de reais. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a entidade lança o programa com objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação brasileiro por meio do apoio financeiro a empresas de tecnologia.

O “Programa de Investimento em Startups Inovadoras” destina-se a startups de diversas áreas: educação, cidades sustentáveis, fintechs, Internet das Coisas, economia criativa, energia, defesa, mineração, petróleo, manufatura, biotecnologia, agritech e BIM – Building Information Modeling. De acordo com o edital, para ser habilitada, a empresa deve ter apresentado, no período de 12 meses - entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2016 - uma Receita Operacional Bruta inferior ou igual a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais). Outros critérios são previstos – como a natureza inovadora da atividade da startup e a limitação do porte do grupo de sociedades que a controlam, por exemplo.

O processo de seleção será feito por meio de duas etapas: primeiramente, o plano de negócios da empresa será analisado; em seguida, as empresas selecionadas na etapa anterior deverão apresentar seu projeto para uma banca avaliadora. As 25 startups melhor classificadas na segunda etapa passarão então por um processo de verificação da regularidade da documentação fiscal e jurídica e, caso tudo esteja regular, assinarão um contrato de investimento com a financiadora.

As inscrições são feitas pelo site da Finep de 26 de junho a 07 de julho de 2018. No formulário criado especialmente para este programa, a empresa deve fornecer informações básicas e específicas - como seu modelo de negócios e alguns dados financeiros.

A Finep também anunciou que uma segunda rodada está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Edital e informações detalhadas (site da Finep): http://goo.gl/v9fLVc