O Congresso

Nos dias 5 a 7 de setembro, aconteceu em São Paulo o II Congresso Compliance Across Americas, com mais de 700 inscritos, cerca de 60 renomados palestrantes e 20 empresas expositoras de soluções para apoio aos programas de Compliance. A WhistleB esteve presente com o seu Canal de Denúncia, moderno, seguro, fácil de usar pelo manifestante e pela organização e, principalmente, certificado ISO 27001 e aderente às diretrizes GDPR e LGPD.

O II Compliance Across Americas é organizado pela ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação, que atua em parceria com a Europa-Universität Viadrina de Frankfurt, a Compliance Academy Münster, InstituteCompliance.com, a PUCRS, o IBDEE – Instituto Brasileiro de Ética Empresarial, a Faculdade de Direto Mackenzie e o Instituto ARC.

Nos dois dias da feira associada ao congresso os participantes puderam conhecer algumas das soluções de apoio aos programas de compliance que lá estavam, dentre os quais podemos elencar escritórios de advocacia, empresas especialistas em investigação e sistemas informatizados abrangentes para a gestão de programas de compliance.

O Canal de Denúncia WhistleB foi um dos destaques da exposição

O Canal de Denúncia WhistleB foi um dos destaques da exposição pela sua objetividade em tratar de tópico tão importante para o sucesso dos programas de compliance, a recepção e tratamento adequado das manifestações das partes interessadas.

O Canal de Denúncia da WhistleB, digital via web e via linha 0800, remove todas as barreiras a uma possível manifestação. Um denunciante sério pode ter grandes preocupações ao fazer a denúncia e o processo deve ser tão simples e o canal tão acessível quanto possível e permitir que inicie o diálogo como denunciante anônimo. A funcionalidade de relatos em vários idiomas permite que os manifestantes possam usar sua língua mãe, o que é mais confortável e preciso. Ainda, apresenta a funcionalidade de adicionar material comprobatório ao relato, tal como arquivos e fotos, com total garantia de sigilo.

A ferramenta de gestão de casos associada ao canal de denúncia é onde os casos são processados. Ela se integra perfeitamente ao sistema como um todo para permitir acompanhamento eficiente e diálogo contínuo com o manifestante. Para ajudar a equipe de denúncias a gerenciar e investigar casos corretamente, a ferramenta é intuitiva e fornece uma estrutura para as etapas mais adequadas de serem conduzidas ao longo do processo. Para estar totalmente em conformidade com os requisitos legais aplicáveis, como o GDPR, a ferramenta de gestão de casos inclui funcionalidades de arquivamento e exclusão de casos.

A WhistleB oferece aos seus clientes um processo ágil para a implementação eficaz do canal de denúncia. Embora o canal não seja a única ferramenta no arsenal das organizações para combater desvios de conduta, ele demonstra às partes interessadas que a organização leva a sério o cumprimento e o acompanhamento de seu Código de Conduta, a promoção de uma cultura de conformidade e da mais alta ética nos negócios. Também oferece aos funcionários a oportunidade de fazer sua parte e prestar contas, relatando de boa-fé algo de que suspeitem, por meio de um canal de denúncia em que confiam.