A inovação como verdadeira fonte de criação de valor para as empresas, conquista uma importância crescente e vantagens competitivas no mercado, sendo a protecção do conhecimento, através dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), o seu activo mais valioso

Assim, os direitos de PI devem, de forma sistemática, ser analisados e monitorizados através de uma vigilância constante, para que possam representar um valor acrescentado e um caráter diferenciador no processo de inovação.

No entanto, nos días que correm estão, cada vez mais, expostos aos numerosos cyberattacks de ransomware (wannacry, etc), filtragens por parte dos empregados ou, até mesmo, fuga de dados, criando um clima de crescente insegurança nos mercados.

Proteger a PI requere uma compensação exacta das vulnerabilidades existentes, tanto a nível da sua protecção e defesa como a nível informático, criar uma barreira e antecipando assim possíveis ameaças cibernéticas.

Clarke, Modet & Co pretende ser o parceiro de excelência dos seus clientes e, para isso, projectou uma “cyber abordagem” de reforço à protecção e defesa dos activos de PI que permite às empresas estarem cyber seguras, a nível da protecção da informação e seus sistemas.

A nível de protecção e defesa assegura-se a definição de uma estratégia de PI (através de patentes, desenhos, sinais distintivos, know-how, trade secrets, copyright, etc.); Identificação de informação confidencial de acordo com as normas e políticas corporativas e a consciência dos seus utilizadores, definindo múltiplos processos de controlo.

A nível de sistemas trabalhamos em paralelo com serviços de empresas de TI que garantem uma vantagem na transmissão e criptografia dos dados e protecção ao acesso à memória durante os procedimentos.

To lock and protect your IP é necessário reforçar medidas de Propriedade Industrial e Intelectual e cibersegurança não esquecendo a sensibilização de todos os funcionários sobre os riscos na nova era de mercado online.