Ciências da Vida e Saúde

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (CONITEC) regularmente submete à participação da sociedade as suas propostas de decisão em processos de avaliação de tecnologia para incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, algumas Consultas Públicas estão abertas para contribuições técnico-científicas ou de experiência/opinião. A participação é livre e acontece pelo sítio eletrônico da CONITEC.

Destacamos duas dessas Consultas Públicas, cujo prazo para envio de contribuições terminará em 14 de junho de 2018:

(i) Consulta Pública n° 24/2018 Discute a recomendação da CONITEC para a exclusão da pastilha de nicotina 2 mg para cessação do tabagismo do Sistema Único de Saúde (SUS), ao argumento de que (a) não haveria diferença significativa de eficácia entre as gomas, pastilhas e demais terapias para cessação do tabagismo; e (b) a exclusão reduziria significativamente os gastos do SUS – Relatório da CONITEC.

(ii) Consulta Pública n° 26/2018 Discute a possibilidade de incorporação ao SUS dos medicamentos adalimumabe, etanercepte, infliximabe, secuquinumabe e ustequinumabe para o tratamento da psoríase moderada a grave. A CONITEC recomenda incorporar o adalimumabe como primeira linha de tratamento biológico após falha da terapia padrão (por oferecer menor custo-resposta) e secuquinumabe como segunda linha de tratamento biológico após falha do adalimumabe no tratamento da psoríase moderada a grave (por apresentar melhor resposta clínica). No mesmo relatório, a CONITEC recomenda a não incorporação de etanercepte, infliximabe e ustequinumabe para essa indicação clínica – Relatório da CONITEC.