Foi publicada hoje no Diário Oficial da União (“DOU”) a Instrução Normativa (“IN”) nº. 1.498 com a finalidade de alterar a IN nº 1.312, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre os preços a serem  praticados nas operações de compra e de venda de bens, serviços ou direitos efetuadas por pessoa  física ou jurídica residente ou domiciliada no Brasil com pessoa física ou jurídica vinculada  residente ou domiciliada no exterior.

As alterações promovidas pela IN nº. 1.498/14 aumenta a lista de produtos relacionados no Anexo I  da IN nº. 1.312/12 como commodities para fins de aplicação dos preços parâmetro em importações de e  exportações a partes vinculadas – respectivamente os métodos do Preço sob Cotação na Importação  (“PCI”) e do Preço sob Cotação na Exportação (“PCEX”).

Esta lista de produtos já havia sido alterada pela IN nº. 1.395, de 13 de setembro de 2013, da seguinte forma:

Clique aqui para ver a tabela.

Com a publicação da IN nº. 1.498/14, novos produtos foram listados e aqueles que haviam sido retirados pela IN nº. 1.395 foram reinseridos na forma original, da seguinte forma:

Clique aqui para ver a tabela.

A IN nº. 1.498/14 apresenta-se como vigente a partir da data de publicação no Diário Oficial da União – isto é, 16 de outubro, como apontado acima. O contribuinte pode, no entanto, discutir a  aplicação do princípio da anterioridade tributária caso a listagem dos produtos acima venha a gerar  aumento do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em 31 de dezembro de 2014, pleiteando, portanto, sua aplicação a partir do ano-calendário 2015.