O Estado de Minas Gerais anunciou investimentos no aeroporto regional de USIMINAS (SBIP), também conhecido como Aeroporto de Ipatinga, que serão realizados por meio de uma parceria público-privada na modalidade de concessão patrocinada.

O aeroporto está localizado a cerca de 6 km do centro da cidade de Ipatinga. De acordo com informações divulgadas pelo Governo de Minas Gerais, o aeroporto conta com uma pista de 2.004 metros de comprimento e 45 metros de largura e também é capaz de receber aviação de grande porte.

A minuta de edital da licitação prevê um período de concessão de 30 anos, renovável por mais 5 anos. O total de receitas para a concessionária é estimado em mais de R$ 215 milhões, que serão auferidos durante todo o período da concessão.

O licitante vencedor será escolhido com base nos critérios de melhor técnica, em conjunto com a proposta de menor valor da contraprestação anual, que deverá ser desembolsada pelo Governo do Estado de Minas Gerais. A minuta de edital ainda permite a participação de empresas brasileiras e estrangeiras, individualmente ou em consórcio.

Os interessados podem apresentar as suas sugestões por email até 11 de fevereiro de 2016 para o seguinte endereço:

As minutas de edital, contrato e demais documentos da licitação estão disponíveis em:

http://www.setop.mg.gov.br/component/gmg/page/2218-consulta-publica-001-2016